HIIT



HIIT é uma sigla inglesa para "High Intensity Interval Training", ou seja, treino intervalado de alta intensidade. Isso significa que o treino HIIT é todo treinamento em que a pessoa atinge picos de alta intensidade intercalados com períodos de descanso que podem ser ativos (ou seja, a pessoa continua se movendo, mas em uma intensidade menor) ou passivos, em que a pessoa para completamente. O mais comum é que as pausas sejam ativas.


 


O treinamento intervalado de alta intensidade “High intensity interval training”, ou simplesmente (HIIT) tem sido utilizado como eficiente protocolo de treinamento cardiovascular, gerando resultados superiores na melhoria do condicionamento cardiorrespiratório e aumento do gasto energético total, além de ser mais motivante e menos monótono do que o treinamento tradicional realizado de forma contínua e submáxima.


 


O HIIT se baseia no método proposto por Arthur Jones em 1930 (fundador da Nautillus equipamentos de musculação) para o treinamento de força, sessões de treinamento desenvolvidas com altas intensidades (cargas) e baixo volume (exercícios, séries e repetições), cujo objetivo é proporcionar ao sistema muscular, a maior capacidade de esforço em estímulos mais eficientes.


 


Nas sessões de treinamento do HIIT, os estímulos são curtos e bem vigorosos, alternados por períodos de recuperação com baixa intensidade (mais fracos).


 


“O tempo total de treino pode durar de 4 a 30 minutos e é dividido em blocos que utilizam corrida ou sprints, elípticos,  bike e calistenia (peso corporal),caracterizados por estímulos de 30 segundos a 4 minutos com velocidades/carga entre 90 a 100% da velocidade do consumo máximo de oxigênio (VO2 Máx), identificado em teste incremental de velocidade”.


 


Esses estímulos fortes são intervalados por períodos de recuperação com tempos iguais ou maiores do que o estímulo, com intensidade moderada a fraca.


 


Estudos têm verificado que os exercícios realizados em alta intensidade levam a melhores benefícios para o condicionamento cardiorrespiratório e emagrecimento quando comparado ao mesmo tipo de exercício feito de forma moderada. No entanto, existe uma relação entre a intensidade em que o exercício é feito ,quanto maior a intensidade maior será o gasto calórico.


 


Em vista dos argumentos apresentados, temos subtreinamentos que vieram do Hiit, os quais são: timons,tabata,q48,gfitzero,sendo que os mesmos irão gerar um alto gasto calórico, otimizando o processo de emagrecimento e melhoras da resistência cardiopulmonar.

Interessado?

Envie-nos uma mensagem que entraremos em contato na brevidade.

Redes Sociais