Específica para Exame de Suficiência Contábil – CONTABILIDADE GERAL

De R$300,00 Por R$230,00

Data: 04 a 05 de maio de 2018.


Edição: 1ª Edição


Carga horária: 15h


Horário: Sexta-feira das18h00min às 22h00min e Sábado as 08h00min às 20h00min


Público-alvo: Contadores e estudantes de contabilidade.


Professora: Esp. Johelma Cristina Umbelino


Currículo: Possui graduação em Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Goiás (2005), especialização em Análise e Auditoria Contábil pela Universidade Católica de Goiás (2007). Atuei por 6 anos como professora convidada da PUC Goiás lecionando matérias na graduação e na pós graduação. Além de desenvolver trabalhos de natureza contábil como contadora e analista fiscal há 12 anos em um escritório de contabilidade, e coordenando o departamento fiscal, contábil e financeiro de uma empresa de médio porte.Tem experiência na área da Educação atuando como professora e palestrante na UNIP GO, ESTACIO GO, CRC GO, PUC GO, FACULDADE CAMBURY, FACULDADE ARAGUAIA e IVS.


Programação:


ü  Patrimônio e Variações Patrimoniais:


ü  Conceituação de patrimônio, ativos, passivos e patrimônio líquido. Aspecto qualitativo e quantitativo do patrimônio. Representação gráfica do patrimônio e equação básica da contabilidade. Formação, subscrição e integralização de capital, registros de mutações patrimoniais e apuração do resultado.


ü  Plano de Contas e Procedimentos de Escrituração:


ü  Conceito, classificação (patrimoniais e de resultado) e natureza das contas (devedoras e credoras). Método das partidas dobradas, mecanismos de débito e crédito, origens e aplicações de recursos. Elementos essenciais do lançamento contábil. Regime de competência. Balancete de verificação. Livros utilizados na escrituração.


ü  Avaliação de Ativos e Passivos:


ü  Normatização, conceitos, reconhecimento, mensuração inicial e mensuração subsequente. Custo histórico, custo corrente, valor realizável ou valor de liquidação e valor presente. Valor justo. Valor recuperável de ativos. Atualização monetária. Método da equivalência patrimonial. Provisões, Ativos Contingentes e Passivos Contingentes.


ü  Mensuração e Reconhecimento de Operações:


ü  Normatização, conceito, mensuração e reconhecimento de transações, tais como: operações financeiras; valores a receber e outros créditos; operações com mercadorias, produtos e serviços; estoques; inventário periódico e inventário permanente; despesas pagas antecipadamente; ativo não circulante mantido para venda e operação descontinuada; investimentos; ativo imobilizado; ativos biológicos; ativos intangíveis; depreciação, amortização e exaustão; custo atribuído e reavaliação; vendas de ativos diversos (ganhos e perdas); fornecedores, obrigações fiscais e outras obrigações; constituição de provisões; folha de pagamento; receitas, despesas, ganhos e perdas; apuração e destinação do resultado; tributos correntes e diferidos; e demais operações inerentes à atividade das sociedades empresárias.


ü  Operações Fiscais, Tributárias e de Contribuições:


ü  Conceitos, contabilização e cálculo de tributos federais, estaduais e municipais, contribuições previdenciárias, FGTS e outras operações.


ü  Combinação de Negócios:


ü  Normatização, conceito, mensuração e reconhecimento das operações de cisão, fusão, incorporação, extinção e alteração de controle. Ativo identificável adquirido, passivo assumido, participação de não controlador, ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) e compra vantajosa.


ü  Balanço Patrimonial:


ü  Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, critérios de classificação e avaliação, Ativo Circulante, Ativo não Circulante, Passivo Circulante, Passivo não Circulante e Patrimônio Líquido.


ü  Demonstração do Resultado e Demonstração do Resultado Abrangente:


ü  Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos.


ü  Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados:


ü  Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos.


ü  Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido:


ü  Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos.


ü  Demonstração dos Fluxos de Caixa:


ü  Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos. Método direto e indireto, fluxo operacional de investimento e de financiamento.


ü  Demonstração do Valor Adicionado:


ü  Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos.


ü  Notas explicativas:


ü  Aspectos conceituais, finalidades, normatização e conteúdos.


 


Observação: Favor trazer no dia do curso caderno de anotações e caneta.

Quantidade

Copyright © 2015 Clikofertas. Todos os direitos Reservados.