Parto Adequado
O projeto Parto Adequado, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for HealthcareImprovement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde, tem o objetivo de identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas sem indicação clínica na saúde suplementar. Essa iniciativa visa ainda a oferecer às mulheres e aos bebês o cuidado certo, na hora certa, ao longo da gestação, durante todo o trabalho de parto e pós parto, considerando a estrutura e o preparo da equipe multiprofissional. A medicina baseada em evidência e as condições socioculturais e afetivas da gestante e da família.
Parto adequado não é o mesmo que parto humanizado e não tem o objetivo de estimular o parto vaginal a qualquer custo. Parto humanizado tem sido divulgado nas mídias e redes sociais como sinônimo de parto normal.
Vamos esclarecer:
Parto humanizado é aquele em que a gestante e o bebê são os protagonistas do momento de nascer.
Ela decide, junto com seu médico e de acordo com suas condições de saúde pré-natais, qual a melhor via de parto e como acontecerá. Humanizado é o parto em que a mulher é respeitada nas suas decisões, tratada com dignidade e, acima de tudo, que oferece segurança à mulher e ao bebê.
O Parto Adequado por via vaginal, quando não há contraindicações, é o melhor meio de nascer, pois o bebê decide quando está pronto para vir ao mundo, oferece melhor recuperação para a mãe, descida mais rápida do leite e maior vínculo mãe/filho.
A cesariana bem indicada também é considerada um Parto Adequado quando o parto vaginal passa a ser um risco para a mãe e/ou para o bebê e também pode ser humanizada. Nesses dois tipos de parto deverá ser respeitado o direito da mulher de receber a melhor assistência. Lembramos que o parto vaginal só pode ser realizado por médico obstetra ou enfermeira obstetra em ambiente hospitalar. O parto domiciliar é desaconselhado por todas as grandes e sérias instituições de saúde.
Nosso hospital tem salas de cirurgia totalmente equipadas, UTI neonatal e estão sendo montadas duas salas de pré-parto e uma sala exclusiva para parto vaginal. Esses ambientes serão equipados com todo o conforto, privacidade e equipamentos para oferecer às parturientes a melhor assistência. Não dispomos de banheira para parto, o parto na água não é padronizado no nosso serviço. Nossa equipe conta com médicos obstetras, enfermeiras obstetras, técnicas de enfermagem, pediatra e anestesista, que estão sendo sempre treinados para oferecer o melhor atendimento.
Ficou com dúvidas sobre o produto Parto Adequado?
Nos envie uma mensagem que entraremos em contato!