TDAH- Um tratamento em Odontologia com o Sistema Myobrace.
A criança portadora da síndrome do respirador bucal isto é, inspira e expira pela boca durante o dia e a noite, tem a probabilidade de desencadear 100% a Síndrome do Transtorno do Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH)? Quando o ar que a criança inspira entra de maneira errada pela boca, sujo frio e seco, o pulmão não processa corretamente o oxigenio levando sua falta ao cérebro, cuja atividade deve ser equilibrada pelo oxido nítrico e oxigênio inalado corretamente, quando este entra em desequilíbrio , afeta a formação correta dos estímulos neurais, levando bebês, crianças e adultos a sofrerem sérias consequências nos estímulos cerebrais nas regiões de seus lobulos frontais, alterações estas, ocorrem em indivíduos com TDAH, além de dificuldades de aprendizagem, hipertensão, diabetes tipo II, infarto do miocárdio e doenças da boca, como cárie, gengivites,-+\\\\\\\\\ refluxo, hábitos ocasionados pela falta de saliva, que é a parte mais importante da boca, pois é com ela que se processa a defesa imunológica, são algumas das patologias apresentadas nos indivíduos portadores da Sindrome do Respirador Bucal.
Apesar de, muitas vezes, passar despercebidamente pelos pais e professores, a respiração bucal é um distúrbio que atinge 62% das crianças em idade escolar. E a criança com esse distúrbio apresenta dificuldade para falar, dormir, exercitar-se e se alimentar, sofre com cansaço excessivo, alterações no crescimento facial, além de infecções pneumopatias e alergias respiratórias. Os pais precisam ficar atentos. “O hábito de respirar pela boca, e não pelo nariz é, sem dúvida, o mais sério distúrbio que uma criança pode ter em relação ao seu desenvolvimento e à saúde geral”, explica o odontopediatra e ortodontista miofuncional Dr. Antônio Tavares Bueno Júnior, Esp., MD e PH.D. Ele cuida há mais de 47 anos de crianças com esses distúrbios, recuperando também adolescentes e adultos dessa alteração miofuncional, sem medicamentos e com muito sucesso. Para entender melhor sobre o TDAH, sua relação com a odontologia e o tratamento adequado, confira a entrevista:
O que é o TDAH e qual sua relação com a respiração bucal?
O TDAH é uma disfunção neurobiológica devido à falta de oxigenação em um determinado local no cérebro, por alteração das funções da boca e nariz prejudicando a produção do oxido nítrico no epitélio nasal. Não é um distúrbio genético, mas sim, funcional. A respiração bucal é um péssimo hábito adquirido desde a amamentação. A posição errada do bebê para mamar favorece as disfunções na deglutição e posição dos músculos dos lábios e da face, que são responsáveis pelos estímulos de crescimento do crânio, face e dentes. Músculos flácidos têm levado as crianças a terem os lábios abertos e serem respiradores bucais, causando sérios desajustes no arejamento cerebral.
Mais de 73% das doenças do aparelho respiratório e digestivo de uma criança até os 6 anos de idade estão ligadas a esse péssimo hábito de respirar pela boca e 38% dos indivíduos que mantêm esse hábito até os 45 anos irão apresentar ronco e apneia, terão hipertensão, diabetes tipo II e infarto do miocárdio. A posição correta do bebe na amamentação é a vertical , o corpo do bebe deve estar em frente ao seio materno, como sempre digo o primeiro restaurante da vida e dever sempre estar limpo e preparado para a amamentação o que na pratica pouco se vê neste país, pois os bebes sempre estão deitados oque dificulta a deglutição levando ao bebe a adquirir hábitos nocivos a boca e nariz acarretando doenças por todo a vida.
Quais as consequências para a criança e o adolescente que possui TDAH?
A aprendizagem de modo geral, sono, alteração metabólica dos alimentos ingeridos, comportamento e atividade diária alterados, estão diretamente ligados à oxigenação cerebral a cada minuto de nossa vida. O cérebro é o órgão mais importante de nosso corpo e ele depende da oxigenação equilibrada pelo nariz para termos uma vida normal. Esse desequilíbrio ocasionado pela respiração pela boca compromete a saúde e, consequentemente, as atividades cotidianas são portadores de 30% a menos de O2 cerebral. É bastante comum quem apresenta a disfunção de TDAH receber apelidos de preguiçoso, dorminhoco, problemático, lento, entre outros. Tudo isso compromete a qualidade de vida, gerando insegurança no dia a dia.
Quais os sintomas que a criança ou adolescente irá apresentar?
Mais de 80% das crianças, adolescentes e adultos que respiram pela boca têm características e comportamento diagnosticados como TDAH. Eles apresentam hiperatividade, falta de concentração, alteração de peso, alteração no sono, cefaleia, dores no estômago, garganta inflamada, adenoides inflamadas, cáries, são agitados no sono e no dia a dia, entre outros.
Como deve ser tratada essa disfunção?
Essa disfunção não deve ser tratada somente com medicamentos. O tratamento se faz corrigindo os hábitos de respiração e deglutição. Somente em casos específicos ou em adultos são utilizados medicamentos. O fato de sentir-se bem ou estar se sentindo mal no dia a dia está também ligado à produção de oxido nítrico e qualidade do oxigênio a nível cerebral. Qualquer atividade que o corpo necessita tem de passar o estímulo da resolução do problema pelo cérebro. O equilíbrio proporcionado pela respiração correta, isto é, inspirar e expirar pelo nariz, é fundamental para a saúde do indíviduo. Como o TDAH não é doença, corrigir a respiração que são atos instintivos de inspirar e expirar pelo nariz é sumamente importante conscientizar estes atos através de exercícios para equilibrar a oxigenação a nível cerebral o que é o primordial no tratamento do TDAH com ou sem hiperatividade.
O tratamento não pode ser feito com aparelho dentários fixos, pois estes servem para alinhar os dentes e não para corrigir disfunções da boca e nariz, o que é feito com o especialista em Ortodontia Miofuncional com o Sistema Myobrace. É utilizada uma técnica específica de aparelhos do Sistema Myobrace, que corrige hábitos orais miofuncionais e respiratórios. Com essa técnica, podemos aumentar a capacidade funcional da boca e nariz, com aumento na produção do oxido nítrico e na homeostase ,consequentemente qualidade do oxigênio cerebral, corrigindo a disfunção básica no TDAH, que é oxigênio baixo na metabolização nas células cerebrais.
“Inspirar e expirar pelo nariz bem devagar, algumas vezes ao dia, é cuidar do cérebro. Exercício tão simples, porém com uma importância fundamental para a vida”
Dr. Antônio Tavares Bueno Júnior
Envie-nos uma mensagem que entraremos em contato em breve.